Total de visitas: 1452
O Mangostão
Durante séculos, as populações do sudeste asiático veneraram o mangostão, tanto pelo seu sabor como pelas suas propriedades nutritivas. O fruto inteiro, em especial o seu pericarpo, ou casca, rico em xantonas, tem sido utilizado tradicionalmente durante séculos.
Mangostão: "a rainha das frutas"
Diz a lenda que a rainha Vitória prometia conferir um título de cavaleiro a quem lhe trouxesse mangostão em perfeitas condições. Nunca apareceu ninguém. Na realidade, era praticamente impossível conservar o fruto durante as longas semanas de viagem e esta foi a razão por que não apareceu ninguém das regiões onde era cultivado. E foi graças a este espantoso desejo da rainha que o fruto foi designado por “Rainha das frutas”, um nome que ainda é usado em todo o mundo.
A descoberta do mangostão: a história de Joe
Joe Morton sabia que alguma coisa iria mudar em matéria nutricional. Já tinha visto produtos revolucionários anteriormente, como a aloé vera, a pimenta-de-caiena e a equinácia, e apercebeu-se de que a próxima revolução estava prestes a surgir. E, enquanto estava sentado na esplanada de um café no sudeste asiático, Joe encontrou o que andava à procura. Só que não era exactamente o que esperava. O empregado trouxe-lhe um fruto que nunca tinha visto: o mangostão, um fruto venerado e elogiado. O sabor deixou-o atónito. Com a sua curiosidade despertada, Joe começou a fazer perguntas. E obteve muitas respostas. Explicaram-lhe que o mangostão era um fruto duplamente maravilhoso, que associava uma mistura de sabores fantásticos a poderes nutricionais extraordinários. Joe reconheceu imediatamente o potencial do mangostão. Movido pelo desejo de partilhar a descoberta com outros, aprofundou a questão. Recorreu às competências de investigação de cientistas profissionais e descobriu muitas investigações complementares. Finalmente, graças ao apoio de dezenas de anos de investigações e estudos, Joe soube que era chegada a hora de o mundo descobrir a “Rainha das frutas”, o mangostão.